Nihonjinkai – a associação dos imigrantes japoneses de Santa Maria/RS – século XX
Resumo
A presente tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal de Santa Maria, apresenta a descrição, as etapas percorridas e os resultados obtidos durante quatro anos de pesquisa. O objeto de estudo escolhido é a Associação dos Imigrantes Japoneses de Santa Maria/RS e sua contribuição para a manutenção da identidade étnica do grupo estudado. Na tese intitulada “Nihonjinkai – A Associação dos Imigrantes Japoneses de Santa Maria/RS – Século XX”, trabalhou-se, sobretudo, com as categorias de Memória e Identidade, ao pesquisar a história da associação japonesa, bem como a formação de uma identidade étnica proveniente do contato da cultura imigrante com a cultura brasileira. Para tanto, buscou-se construir um panorama histórico da imigração japonesa no Brasil e no Rio Grande do Sul até a chegada oficial dos primeiros imigrantes à cidade de Santa Maria. Considerando que, apesar de terem emigrado no período posterior a Segunda Guerra Mundial, emigraram para o Brasil com o mesmo objetivo dos primeiros imigrantes, chegados em 1908, de juntarem recursos e voltarem ao país de origem em, no máximo, cinco anos. Verificou-se ainda, como esses japoneses se organizaram cooperativamente e como mantiveram os elementos de sua cultura natal na sociedade acolhedora. Foi por meio de entrevistas e sob o método da história oral que pode-se observar, através das memórias por eles contadas, os motivos pelos quais a sua identidade étnica mantém-se muito em uma esfera íntima e familiar. Buscou-se compreender a Nihonjinkai enquanto espaço de sociabilidade, de demarcação das diferenças e de manutenção da identidade étnica, ao longo desses cinquenta anos, que compreendem o recorte temporal deste estudo. Tentou-se visualizar as possibilidades de continuidade da entidade através da manutenção dos eventos tradicionais organizados desde o início da associação em Santa Maria e através do interesse pela sucessão por parte da segunda geração. Por fim, após buscar referências teóricas que pudessem confirmar ou refutar o resultado de inferências e interpretações sobre a Nihonjinkai, propôs-se uma caracterização através de uma divisão em quatro períodos históricos diferentes, quais sejam: ascensão, estabilidade, declínio e retomada. E, por fim, aborda-se a concepção de “trama” cultural, na qual as identidades transitam livremente, sem a exclusão ou sobreposição de uma pela outra, resultando na identidade do hífen, a nipo-brasileira.
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