ARQUEOLOGIA IBEROAMERICANA - ISSN 1989-4104
Artículo de investigación • PDF 1.99 MBenglish

Pedra do Cantagalo I: uma síntese das pesquisas arqueológicas

Luis Carlos Duarte Cavalcante,* Andrews Araújo Rodrigues,*
Elnathan Nícolas Lima da Costa,* Heralda Kelis Sousa Bezerra da Silva,*
Pablo Roggers Amaral Rodrigues,* Petherson Farias de Oliveira,*
Yana Raquel Viana Alves* e José Domingos Fabris**
* Universidade Federal do Piauí, Brasil; ** Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil


Resumo
Este artigo apresenta uma breve revisão das pesquisas arqueológicas realizadas no sítio Pedra do Cantagalo I, patrimônio pré-histórico localizado na área rural do município de Piripiri, estado do Piauí, Brasil. O abrigo arenítico revelou uma excepcional coleção de mais de 1.900 pinturas rupestres, gravuras rupestres, líticos lascados, líticos polidos, materiais cerâmicos e pigmentos minerais (ocres avermelhados). As pinturas rupestres consistem de grafismos geométricos, carimbos de mãos humanas, motivos antropomórficos e zoomórficos, pintados em amarelo, preto, cinza, branco, alaranjado e em diferentes tonalidades de vermelho.

Palavras-chave
Pintura rupestre, gravura rupestre, lítico, cerâmica, patrimônio arqueológico.

Datas
Recebido: 6-9-2014. Aceito: 17-9-2014. Publicado: 24-9-2014.

Como citar
Duarte Cavalcante, L. C., A. Araújo Rodrigues, E. Nícolas Lima da Costa, H. K. Sousa Bezerra da Silva, P. R. Amaral Rodrigues, P. Farias de Oliveira, Y. R. Viana Alves e J. Domingos Fabris. 2014. Pedra do Cantagalo I: uma síntese das pesquisas arqueológicas. Arqueología Iberoamericana 23: 45-60. URL: https://www.laiesken.net/arqueologia/archivo/2014/23/3.
PURL: http://purl.org/aia/233.

Considerações finais
As pesquisas têm demonstrado que o abrigo Pedra do Cantagalo I é um sítio arqueológico pré-colonial excepcional e o seu grande tamanho e quantidade significativamente elevada de registros rupestres pintados e gravados, além das recorrências dos motivos representados e da frequente sobreposição dos grafismos e cores, permitem classificá-lo como sítio tipo, a partir do qual a atividade pictórica teria se difundido para as áreas do entorno.
A existência de ocres avermelhados nos sedimentos superficiais do abrigo, de um moedor com resíduos de pigmentos amarelo e vermelho e a evidenciação de numerosos pilões no piso rochoso da área abrigada permitem inferir que os pigmentos eram preparados no próprio abrigo. Os pilões também poderiam ter sido utilizados para preparar ervas e/ou para macerar vegetais.
A identificação de material magnético entre os constituintes da tinta preta permite levantar a hipótese de que possa ter ocorrido aquecimento na preparação dos pigmentos, aspecto que precisa ser melhor avaliado e que deve ser respondido brevemente com a análise de novas amostras de ocre já coletadas em estratigrafia.
Igualmente, a constatação da existência de materiais líticos lascados e polidos, bem como de restos cerâmicos, associados aos demais vestígios já reportados, são fortes indicativos de que o sítio era intensamente ocupado na pré-história.
Os projetos de pesquisa que têm sido e/ou que estão sendo empreendidos no sítio em questão permitiram uma saudável interação entre estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, resultando em iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso da graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre e em projetos do Mestrado em Arqueologia da mesma instituição, portanto na formação de recursos humanos em diferentes esferas.

Agradecimentos
Os autores são gratos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo apoio financeiro (processos 487148/2013-4 e 305755/2013-7) e pela concessão das bolsas de IC a Heralda K. S. B. da Silva (processo 124629/2013-0) e a Elnathan N. L. da Costa (processo 122182/2014-6); à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão das bolsas de Mestrado a Andrews A. Rodrigues e a Pablo R. A. Rodrigues; à Universidade Federal do Piauí pela concessão da bolsa de IC a Yana R. V. Alves e pelo transporte em algumas viagens de campo; à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) pelos auxílios financeiros, que possibilitaram a compra de vários equipamentos da UFMG que foram utilizados na investigação de amostras do sítio Pedra do Cantagalo I; ao Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) pelas análises com EDXRF, e à CAPES (PVNS a J. D. Fabris, na UFVJM).

Sobre os autores
Luis Carlos Duarte Cavalcante é professor da Graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre e do Mestrado em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí. Tem Graduação e Mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí, e Doutorado em Ciências (Química), com tese em arqueometria, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem 48 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Sua Dissertação de Mestrado foi considerada significativa contribuição para a Arqueoquímica no Brasil. E-mail: cavalcanteufpi@yahoo.com.br.
Andrews Araújo Rodrigues é Bacharel em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre e aluno do Mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí.
Elnathan Nícolas Lima da Costa é aluno de Graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre pela Universidade Federal do Piauí.
Heralda Kelis Sousa Bezerra da Silva é aluna de Graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre pela Universidade Federal do Piauí.
Pablo Roggers Amaral Rodrigues é Bacharel em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre e Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí.
Petherson Farias de Oliveira é Bacharel em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre pela Universidade Federal do Piauí.
Yana Raquel Viana Alves é aluna de Graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre pela Universidade Federal do Piauí.
José Domingos Fabris é professor titular aposentado do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Visitante Nacional Sênior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e tem Doutorado em Ciências (Química) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem mais de 150 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

CITADO POR

Referências

Alves, T. L., M. A. M. L. Brito, M. C. S. M. Lage, L. C. D. Cavalcante e J. D. Fabris. 2011. Pigmentos de pinturas rupestres pré-históricas do sítio Letreiro do Quinto, Pedro II, Piauí, Brasil. Química Nova 34/2: 181-185. http://www.scielo.br/pdf/qn/v34n2/02.pdf.

Cavalcante, L. C. D.
— 2014. Archaeometric characterization of prehistoric rock paintings, natural mineral pigments and saline efflorescences from archaeological sites. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 9/1: 259. http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v9n1/en_18.pdf.
— 2012. Caracterização arqueométrica de pinturas rupestres pré-históricas, pigmentos minerais naturais e eflorescências salinas de sítios arqueológicos. Tese de Doutorado, Ciências (Química). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/SFSA-8U6R88.

Cavalcante, L. C. D., R. R. S. Abreu e M. C. S. M. Lage. 2009. Pigmentos pré-históricos e eflorescências salinas na Toca do Estevo III. Fumdhamentos 1/8: 107-114. http://www.fumdham.org.br/fumdhamentos_8/artigos/Artigo_6_de_107_a_114.pdf.

Cavalcante, L. C. D., R. R. S. Abreu, M. C. S. M. Lage, J. D. Fabris e C. O. B. M. Pinto. 2007. Eflorescências salinas na Toca do Boqueirão da Pedra Furada e Toca do Fundo do Baixão da Pedra Furada. Canindé 10: 239-249. http://max.ufs.br/sites/default/files/171/caninde-10.pdf.

Cavalcante, L. C. D. e Y. R. V. Alves.
— 2013. Arqueometria in situ no abrigo Pedra do Cantagalo I: medidas termo-higrométricas e de velocidade dos ventos. Relatório Final de projeto aprovado no Edital ICV-UFPI 2012-2013. Teresina: CGP-PRPPG-UFPI.
— 2014. Caracterização mineralógica de pinturas rupestres do sítio Pedra do Cantagalo I por espectroscopia Raman. Relatório Parcial de projeto aprovado no Edital PIBIC-CNPq-UFPI 2013-2014. Teresina: CPES-PROPESQ-UFPI.

Cavalcante, L. C. D. e E. N. L. Costa. 2014. Caracterização química e mineralógica dos restos cerâmicos do sítio Pedra do Cantagalo I. Relatório Parcial de Plano de Trabalho aprovado no Edital ICV-UFPI 2013-2014. Teresina: CPES-PROPESQ-UFPI.

Cavalcante, L. C. D., B. B. Farias Filho, L. M. Santos, L. M. Fontes, M. C. S. M. Lage e J. D. Fabris. 2013. Letreiro dos Tanques I e II: problemas de conservação e análises químicas de pinturas rupestres e eflorescência salina. Arqueología Iberoamericana 18: 3-13. https://www.laiesken.net/arqueologia/pdf/2013/AI1801.pdf.

Cavalcante, L. C. D., R. N. Gonçalves e J. D. Fabris. 2013. Análise química e mineralógica de pinturas rupestres da Pedra do Dicionário, Piripiri, Piauí, Brasil. In Identidades e diversidade cultural: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal, M. L. Albuquerque e S. E. N. Borges, pp. 34-52. Teresina, Mação: FUNDAC-CEIPHAR-ITM.

Cavalcante, L. C. D. e M. C. S. M. Lage. 2010. Fósforo inorgânico, fósforo orgânico e fósforo total como indicadores de ocupação humana pré-histórica: otimização e validação de metodologia em paleossedimentos. Clio Arqueológica 25/2: 11-36. http://www.ufpe.br/clioarq/images/documentos/V25N2-2010/2010v25n2a1.pdf.

Cavalcante, L. C. D., M. C. S. M. Lage e J. D. Fabris. 2008. Análise química de pigmento vermelho em osso humano. Química Nova 31/5: 1117-1120. http://www.scielo.br/pdf/qn/v31n5/a34v31n5.pdf.

Cavalcante, L. C. D., M. C. S. M. Lage, M. C. Pereira e J. D. Fabris. 2008. Estudo químico e espectroscópico dos pigmentos pré-históricos do sítio de arte rupestre Arco do Covão, Piauí, Brasil. International Journal of South American Archaeology 3: 59-66. http://www.ijsa.syllabapress.com/issues/abstract/ijsa00020.html.

Cavalcante, L. C. D., M. F. Luz, N. Guidon, J. D. Fabris e J. D. Ardisson. 2011. Ochres from rituals of prehistoric human funerals at the Toca do Enoque site, Piauí, Brazil. Hyperfine Interactions 203/1-3: 39-45. http://springerlink.com/content/2v32763063412x51/.

Cavalcante, L. C. D. e A. A. Rodrigues.
— 2010a. Arte rupestre e problemas de conservação da Pedra do Cantagalo I. International Journal of South American Archaeology 7: 15-21. http://www.ijsa.syllabapress.com/issues/abstract/ijsa00039.html.
— 2010b. Análise da arte rupestre e levantamento dos problemas de conservação do sítio Pedra do Cantagalo I, Piripiri, Piauí. Relatório Final de projeto aprovado no Edital ICV-UFPI 2009-2010. Teresina: CGP-PRPPG-UFPI.

Cavalcante, L. C. D. e H. K. S. B. Silva. 2014. Análise de pinturas rupestres do abrigo Pedra do Cantagalo I usando o espectrômetro Mössbauer miniaturizado MIMOS II. Relatório Final de Plano de Trabalho aprovado no Edital PIBIC-CNPq-UFPI 2013-2014. Teresina: CPES-PROPESQ-UFPI.

Cornell, R. M. e U. Schwertmann. 2003. The iron oxides: structure, properties, reactions, occurrences and uses. 2nd ed. Weinheim: Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA.

Farias Filho, B. B., M. C. S. M. Lage, L. M. Fontes, L. M. Santos, L. C. D. Cavalcante, J. D. Fabris e J. A. Bendassolli. 2012. Reconstituição da paleodieta de populações humanas de sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara. Revista de Arqueología Americana 30: 219-240.

Guidon, N. 2007. Parque Nacional Serra da Capivara: modelo de preservação do patrimônio arqueológico ameaçado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 33: 75-93.

Guidon, N., A. M. Pessis e G. Martin. 2009. Pesquisas arqueológicas na região do Parque Nacional Serra da Capivara e seu entorno (Piauí,1998-2008). Fumdhamentos 8: 1-61. http://www.fumdham.org.br/fumdhamentos_8/artigos/artigo_1_de_1_ate_61.pdf.

Guidon, N., A. M. Pessis, F. Parenti, C. Guérin, E. Peyre e G. M. Santos. 2002. Pedra Furada, Brazil: paleoindians, paintings, and paradoxes. Athena Review 3/2: 42-52. http://www.athenapub.com/10pfurad.htm.

Lage, M. C. S. M.
— 1990. Étude archéométrique de l’art rupestre du sud-est du Piauí, Brésil. Tese de Doutorado, Antropologia-Etnologia-Pré-História. Paris: Université de Paris I (Pathéon-Sorbonne).
— 1996. Análise química de pigmentos de arte rupestre do sudeste do Piauí. Revista de Geologia 9: 83-96.
— 1998. Datações de pinturas rupestres da área do PARNA Serra da Capivara. Clio Arqueológica 1/13: 203-213. http://www.ufpe.br/clioarq/images/documentos/1998-N13/1998a10.pdf.

Lage, M. C. S., L. C. D. Cavalcante e J. S. Santos. 2007. Estudo químico de sedimentos arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, Brasil. Fumdhamentos 1/6: 106-114. http://www.fumdham.org.br/fumdhamentos6/sumario.asp.

Magalhães, S. M. C. 2011. A arte rupestre no centro-norte do Piauí: indícios de narrativas icônicas. Tese de Doutorado, História. Niterói: Universidade Federal Fluminense. http://www.historia.uff.br/stricto/teses/Tese-2011_Sonia_Maria_Campelo_Magalhaes.pdf.

NAP-UFPI-IPHAN.
— 1986-2006. Levantamento e Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado do Piauí – 1.ª a 10.ª Etapas. Teresina: NAP-UFPI.
— 1997. Cadastramento e mapeamento dos sítios arqueológicos do Piauí. Relatório de atividades do projeto de Levantamento e mapeamento dos sítios arqueológicos do Piauí. 4.ª etapa. Teresina: IPHAN-UFPI-FUNDEC.

Oliveira, P. F. 2013. Análise tipológica preliminar da cultura material do sítio Pedra do Cantagalo I e seu entorno. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre. Teresina: Universidade Federal do Piauí.

Pessis, A. M. 2003. Imagens da pré-história: Parque Nacional Serra da Capivara. São Paulo: FUMDHAM/Petrobrás.

Pessis, A. M. e N. Guidon. 2009. Dating rock art paintings in Serra de Capivara National Park. Combined archaeometric techniques. Adoranten 1: 49-59. http://www.rockartscandinavia.com/images/articles/brazila9.pdf.

Rodrigues, A. A.
— 2013. Representações rupestres e problemas de conservação do sítio Pedra do Cantagalo I, Piripiri, Piauí. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre. Teresina: Universidade Federal do Piauí.
— 2014. Análise Estilística das Representações Rupestres dos Sítios Pedra do Cantagalo I e Fazendinha I, Piripiri, Piauí, Brasil. Projeto de Pesquisa de Mestrado aprovado no Edital n.º 02/2013, PPGArq do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Teresina: PPGArq-UFPI.

Rodrigues, P. R. A. 2014. Motivo Rupestre como Indicativo Cronológico: Análise Morfológica, Contextual e Intercultural. Dissertação de Mestrado, Arqueologia. Teresina: Universidade Federal do Piauí.

Watanabe, S., W. E. F. Ayta, H. Hamaguchi, N. Guidon, E. S. La Salvia, S. Maranca e O. Baffa Filho. 2003. Some evidence of a date of first humans to arrive in Brazil. Journal of Archaeological Science 30: 351-354. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0305440302908460.


Licencia Creative Commons

© 2014 ARQUEOLOGÍA IBEROAMERICANA - ISSN 1989-4104 - Publicación periódica trimestral.
Todos los derechos reservados. Compatible W3C HTML 4.01. Contacto